domingo, 22 de abril de 2012

26 - Desânimo





                  

Quando nos sentimos feridos, fragilizados pelas circunstâncias da vida,

é hora de estar mais perto de Deus!

Buscar sabedoria na Sua Palavra para poder agir com sabedoria. Para encontrar paz nas suas promessas.

É tempo de ficar mais perto dos amigos.

A solidão intensifica a tristeza, enquanto uma boa amizade, um bom conselho, alivia a dor.

Muitas vezes abandonamos a única fonte de paz e vitória: Deus!

Esquecemos-nos de que Sua Palavra é verdade e é fiel. Nosso refúgio e fortaleza.

Também nos distanciamos  dos amigos. Deixamos de nos relacionar com as pessoas mais importantes da nossa vida. Não conseguimos entender onde eles poderiam nos ajudar.

                  Travamos uma luta humana onde só as armas espirituais podem vencer.

Corremos atrás daquilo que achamos ser a melhor solução. Quando o melhor é parar para sentir o amor de Deus e o abraço dos amigos.

O desânimo nos impede de ver soluções! Só o bom ânimo pode trazer boas saídas!

Ainda que estejamos orando, jejuando, indo à igreja, podemos passar pelo desânimo!

Não aprendemos a esperar e deixar  que Deus faça a parte que corresponde somente a Ele fazer.

Temos pressa! Somos impacientes!

Não acreditamos que o tempo do Senhor é o melhor!

Tomamos frente, e por fim, a decepção, o desgaste, a dor e o desânimo tomando conta do nosso coração.

Ainda que tudo esteja difícil, permaneçamos na fé!

Façamos a nossa parte e deixemos que Deus faça o resto.

Não desista de esperar Nele. No momento certo Ele responderá.

Não duvide de que Ele cuida de você.

Deixe que Ele encha o seu coração de paz na espera.

O desânimo é resultado de dúvidas, e vem quando continuamos carregando o que não nos pertence carregar. Nunca duvide do Senhor.

                                        Jesus já pagou este alto preço!

Não existe nada que Deus não possa resolver! E não há nada que seja demasiado difícil para Ele!

Portanto, não precisamos nos preocupar, senão de permanecer na Sua presença.

Ainda que as circunstâncias sejam contrárias à sua vontade, Deus fará o Seu milagre para que siga a sua vida em paz.


“Os olhos do Senhor estão sobre os justos, e os Seus ouvidos atentos ao seu clamor. (Salmo 34:15)

Descansar não é deixar de atuar. Não é estar isento de preocupações momentâneas, mas voltar à convicção de que tudo se resolverá!

Descansar é se animar com as coisas que não se vê, mas que se revelará a seu tempo! É deixar-se ser cuidado por Deus. É crer que toda lágrima será enxugada. É saber que depois de um vale existe uma montanha. Depois de uma seca vem a chuva!


A Sua Palavra diz:


"Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar" (1 Cor. 10.13).


A Palavra de Deus diz que ainda que sua mãe se esqueça de você, ele jamais te esquecerá, e que nas palmas das mãos tem gravado o seu nome. (Isaias 49:15-16)


Quando reconhecemos que o desânimo quer tomar conta, é hora de procurar ajuda! É hora de refugiar-se nos braços do Senhor. De permitir ser abraçado e ajudado por um amigo.


“Ninguém te poderá resistir, todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei nem te desampararei.

Esforça-te, e tem bom ânimo; porque tu farás a este povo (sua família) herdar a terra que jurei a seus pais lhes daria.

Tão somente esforça-te e tem mui bom ânimo, para teres o cuidado de fazer conforme a toda a Lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que prudentemente te conduzas por onde quer que andares.

Não se aparte da tua boca o Livro desta Lei; antes medita Nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto Nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido.

Não te mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o SENHOR teu Deus é contigo, por onde quer que andares. ” (Josué 1:5-9)


25 - Amor de Deus

 


"Então, vereis outra vez a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus e o que não serve" (Ml 3.18); demonstrando, assim, que o mundo deve ver esta diferença em nós (II RS 4.9; I TIM 4.12).

 

Tem pessoas que dependem muito de outras pessoas para receber a sua bênção.

É como se precisasse de um ajudante, para fazer algo que você mesmo deveria e poderia fazer.

Deus nos ama de uma maneira tão especial, que podemos ir direto a Ele, e expor os nossos problemas, as nossas alegrias e duvidas!

Ele pode usar pessoas para falar com você, sem dúvidas! Mas o Seu prazer está em falar diretamente com você!

 O véu que nos separava de Deus foi rasgado. Agora temos livre acesso a Ele.

Não é como na época de Moisés, em que os sacerdotes representavam o povo de Deus.

Deus ainda usa pessoas para nos abençoar!

 Mas a verdadeira comunhão está em irmos diretamente a Ele.

Você pode ser conduzido por outra pessoa para atravessar uma rua com segurança. Mas você tem olhos e pode ver! Porque precisaria de um guia?

Os cegos, bêbados, e desorientados sim precisam de ajuda. Mas você precisa ouvir a Deus!

As pessoas podem orar por você, mas não podem tomar atitudes que cabe a você tomar.

E se você não permanecer no Caminho do Senhor, onde você poderá encontrar as respostas para às suas necessidades, ninguém poderá fazer por você, e é uma etapa que não pode ser ignorada.

Um exemplo: peço para que alguém ore pela minha vida espiritual, pois tenho o desejo de sair às nações e pregar a Palavra de Deus. Passo anos sonhando com isso, e não faço a minha parte, nada que me ajude a realizar este sonho. Não busco maior conhecimento da Palavra, não tenho meu tempo de diálogo com o Senhor. Não conheço a Sua vontade, não pratico aquilo que aprendo. Vivo em conflito com as pessoas e por coisas,...

Não adianta profetas orando por mim, nem revelações, eu preciso tomar atitudes que me levem a alcançar este sonho.

Preciso pagar preços que ninguém pagará por mim.

Outro exemplo: pedimos para toda a igreja orar para que o nos casamento melhore. Que o nosso cônjuge mude e que seja mais amável,... Mas nos negamos a mudar também.

Afirmamos conhecer o outro, e na verdade nunca paramos para nos despir de todas as mascaras, que temos usado todos os anos de relacionamento.

 Enxergamos todos os defeitos do outro e nunca paramos para avaliar quem somos de verdade. Para saber o que o Senhor pensa de nós, ou o que  verdadeiramente somos para o nosso cônjuge.

As pessoas podem ajudar te animando, através da oração, a estar pronto para receber a sua bênção, mas não pode trazê-la até você sem que tome uma posição diante do Senhor.

O preparo do caminho para que a bênção seja alcançada é de responsabilidade nossa e não de outros!

 Deus tem resposta para tudo! Mas a decisão de obedecer está em nós.

Deus já nos deu todas as coisas, e só a obediência pode abrir as portas que esperamos.

As maiores bênçãos que tenho alcançado na vida, Ele me deu quando eu fui à Sua presença. Quando abri o meu coração. Quando Ele disse quem realmente eu era ,e o que me levava a querer algumas coisas.

Deus sempre me deu a bênção maior do que eu esperava!

Ensinou-me a permanecer debaixo das Suas Mãos. A manter-me vigilante, não permitindo que nada afastasse a presença do Espírito Santo da minha vida, a minha direção segura.

Deus te conhece. Deus me conhece. Ele sabe o que você e eu queremos, e o que precisamos. E porque queremos.

Não precisamos usar mascaras diante do Senhor. Ele quer te abençoar, quer que o mundo veja que há diferença entre justos e ímpios.

 Ele quer que seja percebida esta diferença para que todo o Seu povo seja alcançado e restaurado para uma nova vida com Ele.

O amor Dele clama pelos perdidos. E somos Seu meio mais preferido para alcançar estas vidas. Não podemos ficar alheios a esta vontade. Não podemos passar a vida andando de muletas, dependendo de pessoas abençoadas para sermos abençoados, mas de ser também uma bênção.

No inicio da nossa caminhada com o Senhor precisamos deste apoio dos irmãos em Cristo, mas chega uma hora que precisamos ser bênção na vida de outras pessoas também, e só tendo uma vida exemplar poderemos cumprir este propósito do Senhor. E a família é o primeiro compromisso seu diante do Senhor e do mundo!

As pessoas precisam ver os milagres que Deus tem feito na sua vida. Eles precisam escutar o nosso testemunho para conhecer melhor a Deus. E os milagres só acompanham aqueles que creem e vivem a Sua Palavra. Seja abençoado pelas pessoas usadas por Deus, mas receba direto da Fonte de Vida também.

 







24 - Descanso

 


Ainda que tenhamos prometido várias vezes que a nossa vida seria diferente no ano seguinte; continuamos lutando contra o excesso de atividades, compromissos, e tudo queparece ser urgente.

Nos esquecemos do que tem real importância,  que é a paz.

 Hoje em dia é difícil saber quem realmente tem paz. Quem valoriza a sua vida.

 Todos correndo muito atrás de alguma coisa. Não paramos para desfrutar de tudo isso que nos faz correr. Tudo acelerado! Impaciente!

 Planejamos fazer algumas coisas na semana, e quando nos damos conta já chegou o domingo!

Quantas vezes ficamos em débito com as pessoas, por nos comprometermos de estar com elas, e quando chega o dia, chega o cansaço e a falta de tempo. Que mal! O coração deseja, mas o corpo precisa descansar!

Lutamos para administrar melhor nossos horários. Tentamos de toda maneira organizar tudo para sobrar mais tempo, mas seguimos igual!

A desculpa quase sempre é que o dia parece ter menos horas. Quando na verdade nós é que estamos acelerados!

Conheço pessoas que faz muito mais que eu, e ainda encontram tempo para fazer o que eu não faço!

É bom não determinarmos dia para alguns compromissos. Tem coisa que podemos resolver na hora se estivermos bem para isso.

E, sempre que puder, faça compromissos que causem alegria e descanso. Nada cansativo, que exija forçar a mente, mas descontrair.

Determine tempos de férias todos os anos, e desfrute de maneira especial.

Poupe, viaje, conheça novas culturas, isso faz bem.

Priorize os seus gastos. Reserve um pouco para este tempo.

E se não puder, e tiver que ficar em casa com a sua família. Programe o que for possível, e gaste esse tempo com qualidade.

Não importa o que vão fazer, mas que tenham este tempo juntos, e que seja de descontração, de alegria!

Mantenha a paz, ainda que nem tudo esteja bem! Administre os problemas com a sabedoria que Deus te deu.

As emoções alteradas prejudicam a saúde! Negue-se a adoecer. Quando tudo parece não ter fim, e fica difícil suportar, é sinal de que tudo está por terminar. Tudo vai dar certo!

Toda dificuldade precede uma vitória para aqueles que estão em Deus!

O desânimo geralmente nasce na exaustão; no cansaço do corre-corre; e muito mais quando não desfrutamos de nada que conquistamos.

 É muito triste lutar somente para sobreviver!

Por mais difícil que estejam as coisas, Deus sempre dá aos Seus filhos sabedoria para conquistar este tempo de refrigério.

Descanso e restauração não é luxo! São necessidades supridas por quem valoriza a vida saudável.

Descansar é sábio!

Quando resolvemos deixar tudo que esta prejudicando a nossa saúde física, emocional, e espiritual, a vida é outra!

Aquelas pessoas que estavam acostumadas a ouvir sempre um “sim” seu, talvez tenham que ouvir um “não” desta vez, para que você possa descansar.

 E isso não prejudica uma verdadeira amizade!

Não se culpe. Pode ser que você não seja compreendido por algumas pessoas.

Vão perceber que você diminuiu o seu ritmo (pois eles continuam correndo).

 Mas negue-se a viver correndo. Tudo é uma questão de sabedoria. Busque paz em tudo que fizer.

É a única maneira de se ter uma vida tranquila: Confiar no Senhor e atuar com amor!

Quando conhecer pessoas muito sérias, rudes, amarguradas; ajude-as a conhecer o Caminho. É só o que elas precisam para poder vencer esta correria do dia a dia. Precisam da sua ajuda! Inclua estas pessoas na sua agenda, sem que você seja prejudicado.

Ajude-as a sair desta prisão da falta de alegria, falta de tempo, da falta de esperança, dos medos, traumas e insegurança.

Não para que você seja mais abençoado, mas porque você já é um abençoado.

Descansar não é deixar de produzir, mas com sabedoria usar o tempo precioso que Deus lhe dá.

Descansar é uma escolha!

Comer o que faz bem, ter uma atividade física é bom!

Saúde espiritual e emocional é uma questão de confiar no Senhor e obedecer à Palavra.

Separe tempo para estas prioridades. Você conseguirá administrar melhor a sua vida.

 


23 - As Desculpas


As desculpas começaram com a vida de Adão! Quando Deus lhe pergunta sobre o fruto que Ele proibira que comessem, ele diz: "a mulher que o Senhor me deu que é a culpada!” E Eva por sua vez colocou a culpa na serpente.

E até hoje procuramos encontrar um culpado para justificar os nossos erros!

Uma desculpa que nos isente de críticas ou de gozação.

Não gostamos de ser confrontados!

Na verdade, não gostamos de errar com as pessoas que amamos! Nem de ser expostos a situações de perigo ou falta de conhecimento.

Quando Deus chamou Moisés para ir até Faraó e tirar Seu povo do Egito, Moisés disse: mas eu Senhor? Quem sou eu para ele? Ele não vai me escutar!

Moisés não se sentia capaz e indicado para falar com o Faraó.

 E a sua desculpa foi dizer: Quem sou eu Senhor? Sou gago.

Não sou ninguém diante de Faraó. O que eu poderia fazer?

Moisés se esqueceu de que a capacidade não viria dele. Deus abriria todas as portas necessárias para cumprir a Sua vontade!

Quando Deus fala, colocamos um tanto de desculpas para não obedecer.Principalmente quando a vontade de Deus não é exatamente aquilo que pensamos para nós.

Às vezes não falamos, mas duvidamos, e nos negamos a obedecer, com a desculpa de que pode não ser Deus que está falando.

Todos nós demos desculpas algum dia em alguma área da nossa vida, porque achamos necessário ou por simples prazer.

Quanta desculpa se dá para não ir à igreja! Para não ler a Palavra! Para não servir ao Senhor ou continuar pecando!

Seja sincero. Reconheça seus erros e deixe de lado todas as desculpas.

Se é o seu caso, admita que está difícil.

Que não quer cometer os mesmos erros; porque reconhece que Deus tem um chamado para a santidade e não para o pecado.

Mas decida por permanecer na presença de Deus. 

Você tem vergonha de ser diferente das pessoas que você conhece, e que tem um padrão de vida diferente do seu?

Não é tempo de desculpas. É tempo de mudar os valores.

Admitir que você esta no lugar certo para fazer a coisa certa!

Reconhecer que precisa de cura em muitas áreas da sua vida para poder seguir vitorioso.

É tempo de se arrepender, e clamar pelo perdão do Senhor e das pessoas.

 Agradeça  por todas as oportunidades que se tem para levar uma vida abençoada.

É tempo de deixar o comodismo, a mesmice, e fazer o que Deus está mandando que faça.

O jugo do Senhor é leve e suave. Errar definitivamente é humano!

Não precisamos dar desculpas. Os dias falam por si mesmo.

 Precisamos de atitudes!

Admitir os erros e continuar tentando é uma virtude de poucos!

Tem pessoas que acham que deveriam ser perfeitas. Que tudo tem que dar certo! Que não podem falhar!

 E quando tudo isso acontece, quase sempre dão desculpas para cobrir aquilo que eles acham que foi um sinal de derrota ou incapacidade.

Quase sempre, as pessoas que admitem que são falhas, que tem limites, são pessoas que tentam de novo e acabam logrando o que querem.

Os ambiciosos, perfeccionistas, que não se permite ser um ser humano normal, quase sempre desistem de seus sonhos. Quando a sucessão de erros pode revelaras maiores conquistas.

Eu quis escrever este livro para você. Escrevi!

Pensei muito sobre como expressar-me. Mas, o desejo de te abençoar foi maior que os medos de sofrer críticas! Não importa como está o texto, mas a essência!

E aqui está exatamente o que Deus coloca no meu coração!

Não dê desculpas para deixar de fazer o que vai te abençoar e abençoar as outras pessoas.

Quando você vai à igreja, lê a Palavra, ora e luta para viver uma vida correta; você não está beneficiando somente a sua vida, mas a vida de cada um que está perto de você, e a geração de cada um, que você nem terá o prazer de conhecer aqui nesta terra!

Estão todos na sua responsabilidade!

Isso é privilégio! Isso é amor!

 Isso é compromisso com o Senhor, que é o nosso Pastor que não deixa que nada nos falte!