sexta-feira, 29 de junho de 2012

39 - Santidade

 
A Palavra de Deus nos diz claramente: “Segue a santidade, sem a qual ninguém verá o Senhor”(Hebreus 12:1)E em Salmo 15: 1-5 diz:“Quem, Senhor, habitará na Tua tenda.
Quem morará no Teu Santo monte? Que não difama com a sua língua, nem faz o mal ao seu próximo, nem contra ele aceita nenhuma afronta; aquele a cujos olhos o réprobo é desprezado, mas que honra os que temem ao Senhor; aquele que, embora jure com dano seu, não muda; que não empresta o seu dinheiro a juros, nem recebe peitas contra o inocente. Aquele que assim procede nunca será abalado.”

“Aquele que anda irrepreensivelmente (v.2) na presença do Senhor, este verá a Deus.” (Heb. 12:1)

Sem santidade não poderemos ver a Deus. Não vamos poder ver o Seu manifestar diário na nossa vida e na vida da nossa família. Não desfrutaremos dos bens e milagres do Senhor. Sem santidade o trabalho, os relacionamentos e o ministério perdem o valor.
Não importa o quanto temos feito em beneficio do próximo. Nem o quanto participamos das obras da igreja.  Se o nosso coração e nossas atitudes não revelam o amor do Senhor.
Se há pecado escondido em nosso coração nada frutificará.
A Palavra afirma que aquele que assim procede não será abalado (v.5). Aquele que vive em santidade sabe que a mão do Senhor o sustenta de dia e o protege na noite. Deus não dorme, está sempre pronto a ajudar. A santidade exige boas atitudes e bons pensamentos.
A santidade requer que renuncie o profano. Tudo aquilo que desagrada a Deus.
Todo cristão deveria saber o que assistir e o que ler.
Saber as amizades que escolhe e os lugares que pode frequentar.
A santidade define caminhos por onde pode entrar.
Ele reconhece o perigo, e com a ajuda de Deus resiste à tentação.
Vive de escolhas sabias. Escolhas que alcançam tanto o corpo quanto o Espírito.
O cristão que busca santidade sempre terá a presença do Espírito Santo dirigindo a sua vida. Não conseguimos deixar de pecar. Mas o Espírito Santo do Senhor nos capacita. E como Luz, não ter comunhão com as trevas. (João 2:5)
Não precisamos ficar preocupados por um pecado que não conseguimos deixar.
Precisamos do Senhor. Ter uma vida de intimidade que nos encha da Sua sabedoria.
 Jesus veio, morreu e ressuscitou por todos nós, pelos nossos pecados. Deu Sua vida para nos dar vitória contra todo mal. Já não precisamos pagar preços, mas obedecer!

Queremos fazer a vontade de Deus, e muitas vezes reconhecemos que algumas coisas não estão bem. Prometemos que nunca mais queremos fazer aquilo; que nunca mais queremos agir daquela forma e nossos pensamentos vão ser mudados.
É o dia da decisão, e uma grande batalha esta travada dentro de nós contra as tentações. Não precisamos mais que permanecer na presença do Senhor e obedecer!
Somos tentados a trabalhar mais que o normal para poder adquirir mais do que necessitamos! Não temos tempo para orar, mas ficamos horas na internet! Comemos o que não devemos. E durante o dia quantas vezes os nossos olhos se enchem, atraídos pelo mundano, e se não vigiarmos, nem nos lembraremos do dia que decidimos “nunca mais...!”.
Mais uma vez o vazio o desanimo e a tristeza toma conta do coração. O Espírito Santo de Deus precisou sair. Ele não tem comunhão com as trevas. Quando você age obedecendo à vontade do Senhor a “carne” tem que calar-se; mas quando a “carne” milita contra o Espírito, o Espírito Santo se afasta. E vem a pergunta: Sou filho de Deus, quero mudar, porque não consigo?
Dou graças a Deus por Jesus Cristo, nosso Senhor. Quando nos enchemos da presença de Deus, todo vazio se vai, a tristeza, o desanimo, os medos, tudo!
A obediência trás alegria, paz, e se permanecermos vigiando, sempre estaremos em pé.
Alimente os teus olhos com o que é bom e agradável ao Senhor. Persevere. Se você quer melhorar, e Deus aprova suas escolhas, quem poderá impedir?
Você terá entendimento, força e poder para vencer a tentação e permanecer sendo templo do Espírito Santo em paz.

“Porque segundo o homem interior, tenho prazer na Lei de Deus. Mas vejo nos meus membros outra lei que batalha contra a lei do meu entendimento, e me prende debaixo da lei do pecado que esta nos meus membros. Miserável homem que sou eu! Quem me livrará do corpo desta morte. Graças a Deus, por Jesus Cristo nosso Senhor! De modo que eu mesmo com o entendimento sirvo à lei de Deus, mas com a carne à lei do pecado”. Rom. 7:22-25

“Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus.
Porque a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte.
Porquanto o que era impossível à lei, visto que se achava fraca pela carne, Deus enviando o seu próprio Filho em semelhança da carne do pecado, e por causa do pecado, na carne condenou o pecado.
Para que a justa exigência da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito.
Pois os que são segundo a carne, inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito.Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz.Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem em verdade o pode ser; e os que estão na carne não podem agradar a Deus”. Rom. 8:1-8
Elza Garcia
 

Nenhum comentário: