A baixa autoestima
causa muitos problemas. Não só em nós mesmo, ou nos relacionamentos, mas em todas áreas da
vida.
Problema com a autoestima nos torna reféns da opinião das pessoas. Ela nos faz muitas vezes pessoas intolerantes, sempre prontos a contestar. Cria em nós dificuldade para realizar aquilo que desejamos.
Nos faz sentir inferiores às outras pessoas, sempre em duvida quanto ao que devemos fazer, e
cercado pelo medo de ser desaprovado nas escolhas.Problema com a autoestima nos torna reféns da opinião das pessoas. Ela nos faz muitas vezes pessoas intolerantes, sempre prontos a contestar. Cria em nós dificuldade para realizar aquilo que desejamos.
E admitir
que se tem baixa autoestima é muito difícil.
Ela é fruto de uma vida inteira de negativismo. É conseqüência de uma caminhada recheada de maus momentos. Fruto de abandono, críticas, rejeição, maus-tratos, comparações, e muitos outros motivos vividos.
E toda esta carga negativa afeta a nossa vida se não soubermos lidar com ela. Deixamos de viver a vida abundante que Deus tem para nós por conta desta insegurança.
Quando os doze espias foram à Terra Prometida (Números 13-14), porque
somente dois deles, Josué e Calebe, vieram com boas noticias? Ela é fruto de uma vida inteira de negativismo. É conseqüência de uma caminhada recheada de maus momentos. Fruto de abandono, críticas, rejeição, maus-tratos, comparações, e muitos outros motivos vividos.
E toda esta carga negativa afeta a nossa vida se não soubermos lidar com ela. Deixamos de viver a vida abundante que Deus tem para nós por conta desta insegurança.
Porque eles sabiam que seriam cuidados por Deus que lhes tinha prometido a terra de Canaã. Eles já tinham entendido que tudo estava no controle do Senhor, e que nada dependia deles.
Deus havia dito que eles entrariam e possuiriam a Terra de Canaã.
Mas os outros dez se sentiam pequenos, fracos diante das adversidades. E colocavam sempre a culpa em Deus, em Moisés, porque eles poderiam estar no Egito, escravos, mas com comida e com suas famílias em suas casas. A pessoa de autoestima baixa se sente sempre ameaçado pelas coisas e pelas pessoas. Estão sempre com medos de ousar dar mais um passo em direção àquilo que sonha.
Não se sente merecedor ou acomoda-se com o que tem.
Tudo é mais difícil para o negativo, para o tímido e dependente.
Aqueles dez espias não colocavam a sua confiança no Senhor! Eles não conheciam verdadeiramente ao Senhor. Eles v iram os gigantes e pensaram no que eles eram, e não em quem era Deus com eles.
Quem tem problema com a autoestima não se ama e não entende o amor de Deus.
A pessoa se torna uma pessoa insegura, tímida, acomodada.
Ou são pessoas agressivas, intolerantes que só aceitam aprovação no que faz.
Sempre estarão cobrando respeito, pois, por não se amar, crê que ninguém o respeita.
Ainda que não
acreditemos que a nossa autoestima esteja comprometida, devemos fazer uma avaliação
e ver se realmente não precisamos de
algumas mudanças de atitude. Quando reconhecemos algo negativo em nós
devemos procurar melhorar.
Ninguém é
igual em suas habilidades. Somos únicos. E, não ser o melhor não quer dizer que
somos incapazes. Não quer dizer que temos menos valor.Todos nós erramos ou acertamos. E quando erramos precisamos tomar posição de humildade e reconhecer que devemos tomar novas e corretas atitudes. Assim é a vida!
Reconheça o seu valor perante Deus e às pessoas e viva uma vida livre de todas as sobras do passado.
Ainda que você tenha tido um passado negativo, veja o que pode tirar de experiência boa e tenha uma vida diferente. Um presente que proporcionando paz e alegria para você e para as pessoas que estão à sua volta. Você pode passar a escrever a sua própria historia deixando o passado, os traumas, as cobranças, tudo no passado.
Seja livre para viver uma nova historia de vida. Novas conquistas. Desfrute de todas as promessas de Deus para a sua vida. Você faz parte desta geração que Ele quer abençoar. Tudo foi criado e planejado para te proporcionar uma vida abundante.
Aprenda a dizer sim para tudo que Deus tem de bom. Aprenda a dizer não para todas as coisas que não te faz bem. Aprenda a ser sensível e não trate as pessoas como você foi tratado um dia.
Não se culpe pelo que fez ou não. Um novo dia nasce para que faça novas escolhas. Aproveite para viver com intensidade e amor.
Você é especial!
Elza Garcia